Mudanças no visto para Austrália

By: Unimundo Intercâmbios

Ago 13 2010

Categoria: Uncategorized

Deixe um comentário

A partir de setembro deste ano, a Embaixada da Austrália em Brasília não vai mais colocar a etiqueta de visto nos passaportes brasileiros. Entenda melhor:

Todos os tipos de visto ficaram sem a afixação da etiqueta do visto no passaporte?

A partir de 01 de setembro de 2010, a Seção de Vistos da Embaixada da Austrália em Brasília não irá emitir e afixar etiqueta de visto para os requerimentos de vistos temporários, por exemplo, visto de estudante, visto de negócios e visto de turismo.

 

Por que não emitir mais a etiqueta do visto?

Um grande número de cidadãos não australianos viajam para a Austrália e podem realizar o requerimento de visto através de processamento eletrônico (Online) que não necessita da etiqueta de visto afixado no passaporte. Embora essas facilidades ainda não estejam disponíveis no Brasil, a não emissão da etiqueta de visto é demonstração clara de uma futura oportunidade para a realização de requerimentos feitos eletronicamente. Isso também quer dizer que o requerente será imediatamente notificado sobre a concessão do visto logo após sua finalização. Tal procedimento também beneficia o requerente que deseja viajar para a Austrália com certa brevidade porque será informado sobre a concessão do mesmo tal logo ocorra.

Ainda é necessário o passaporte e o visto para viajar para a Austrália?

Sim. A única diferença está no fato de que o requerente não precisa mais enviar o passaporte junto ao requerimento. O visto estará vinculado ao passaporte do requerente no sistema de computação. O requerente necessita apresentar o passaporte no aeroporto para o embarque.

Quais os documentos o requerente deverá enviar em substituição ao passaporte?

Ao invés de enviar o passaporte, o requerente deverá enviar cópia autenticada da página do passaporte contendo os dados pessoais (preferencialmente cópia colorida) e também cópia autenticada do documento de identificação (carteira de identidade). O requerente que apresentar cópias ilegíveis poderá ser solicitado a enviar outras cópias, acarretando atraso na análise do requerimento. Como parte da análise do requerimento, caso o requerente já tenha obtido vistos para outros países, poderá enviar cópias desses vistos em anexo ao seu requerimento de visto para a Austrália.

Como o requerente será notificado da concessão do visto?

Quando o visto for concedido, o requerente, ou o receptor autorizado e/ou agente de imigração receberá uma carta de concessão pelos correios ou por email. Esta carta de notificação do visto será assinada pelo oficial de imigração. Objetivando o máximo de benefícios para o requerente, é da mais alta importância que o email para correspondência seja informado de forma bem legível no formulário de requerimento de visto, facilitando a notificação imediata da concessão do visto requerido.

O requerente terá algum problema ao deixar o Brasil sem a etiqueta do visto australiano afixada no passaporte?

É muito pouco provável que o requerente que teve um visto concedido e não possua a etiqueta do mesmo no passaporte venha a ter algum problema ao deixar o Brasil.

E se o requerente obtiver um novo passaporte?

Se o visto concedido ainda estiver válido, mas não possuir a etiqueta de visto afixada no passaporte e o requerente obtiver um novo passaporte, o mesmo deverá informar a Seção de Visto em Brasília, ou estando em outra localidade, a Seção de Visto mais próxima. O requerente deve solicitar que o visto anteriormente concedido e ainda válido possa ser transferido para o novo passaporte. Requerente que porventura venha a obter outro passaporte e desejar entrar na Austrália, portando um visto válido no passaporte anterior, sem a etiqueta de visto, poderá encontrar algumas dificuldades ao tentar embarcar.

O requerente deve estar sempre de posse da carta de notificação da concessão do visto?

Não. As companhias aéreas vão verificar a concessão do visto do requerente antes do embarque para a Austrália. Os funcionários das companhias aéreas poderão expressar alguma preocupação quanto à concessão do visto até que os mesmos estejam habituados a nova prática. Portanto, o embarque será viabilizado com menos tempo se o requerente estiver de posse da carta de concessão do visto.

O requerente poderá viajar para a Austrália, em trânsito por outros países sem a etiqueta afixada no passaporte?

Se o requerente necessitar ter em seu passaporte uma etiqueta de visto devido realização de trânsito em outro país, deverá então enviar o passaporte junto com o requerimento de visto e explicar o motivo. Atualmente tais circunstâncias são observadas pelo requerente que viajará para a Austrália através dos Estados Unidos (USA). Requerente com visto concedido e transitando pela Argentina ou Chile não necessita de etiqueta de visto afixada no passaporte.

Ainda tem dúvidas? Ligue prá nós: 41 3225-6776

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: