Chegou a hora!

By: Unimundo Intercâmbios

Ago 02 2010

Categoria: Uncategorized

Deixe um comentário

Aperture:f/2.8
Focal Length:5.4mm
Shutter:1/59 sec

Depois de vários meses de preparativos e ansiedade, chegou a hora! Nossos intercambistas estão embarcando rumo a uma aventura que vai durar 6 meses ou 1 ano. Trinta e dois estudantes da UniMundo vão fazer o high school em escolas americanas, australianas, canadenses, alemãs e de outros países da Europa. Uma experiência de vida que vai ficar prá sempre na memória e, certamente, vai infuenciar a vida adulta desta galera.

Prá dar uma força a quem está partindo, pedimos a intercambistas recém-chegados para contarem um pouco do tempo que passaram fora. Dá só uma olhada nas histórias:

..

Nariz quebrado

Henrique foi de longe quem mais teve que se virar sozinho. Não que a família dele não o ajudasse. Pelo contrário. Eles eram muito legais com o estudante brasileiro. Mas Henrique teve azar: quebrou o nariz jogando basquete. Além da dor, teve que se virar sozinho: ir ao médico, acionar o seguro, tranquilizar as famílias americana e brasileira e dar conta do inglês. Prá ele, foi uma experiência e tanto. ” Eu me sinto mais independente do que antes. A família americana ajudava bastante, mas no final eu que tinha que resolver porque não tinha pai e mãe prá ajudar.”

Sobre o intercâmbio: “Eu gostei bastante. Foi difícil acostumar com a comida porque eles usam bastante pimenta. Com o inglês foi tranqüilo. No colégio, foi um pouco mais difícil por causa das gírias, mas depois que acostuma, vai tranqüilo.”

Sobre a família americana: “Eles não tinham muito dinheiro então não passeávamos muito, mas só de ficar com eles era muito bom. Eu tinha uma irmã colombiana e 2 sobrinhas de 5 e 7 anos. Muito legal!”

..

Botando a mão na massa

Acostumado com a mordomia na família brasileira, Leonardo teve que colocar a mão na massa para ajudar a família americana. Ele passou um ano em Snohomish, estado de Washington. Na casa onde ficou, era responsável por cortar a grama e passar o aspirador. Ele até gostou: “era tranquilo!”

 Sobre o intercâmbio: “Foi difícil no início, até pegar as gírias. O próprio inglês foi um pouco difícil, até pegar o ritmo do idioma. Depois que entrei no colégio foi mais fácil. Com as aulas, os amigos falando com você, facilita bastante.”

Sobre morar fora: “Gostei da liberdade. As casas não tem muros, você não precisa trancar a porta. Um vizinho cuida do outro.”  “Foi bom pelo amadurecimento e por aprender a língua dos caras.”

 

..

Duas famílias

Izabela se deu tão bem com a família que a hospedou que quer manter contato prá sempre. Ela ficou em Fair Oaks na Califórnia e se sentiu acolhida pela pais americanos desde os primeiros dias.  Aqui no Brasil, Izabela tem 3 irmãos. Nos Estados Unidos ganhou uma irmã de 11 anos. “Foi muito bom ter uma irmã por um tempo”.

Sobre a família: “Gostei muito da minha família. Todo dia me perguntavam como eu tinha dormido, se preocupavam comigo.”

Sobre o intercâmbio: “Aprendi a conversar mais, a fazer amizade. Eu sempre fui tímida e o intercâmbio me ajudou porque eu me soltei mais.”

Izabela dá uma dica: “Minha dica é: tem que se soltar, ir conversar com as pessoas, porque se não ninguém vai chegar prá falar com você. Não pode ter vergonha.”

..

Assim como a Izabela, a gente tem algumas dicas prá você aproveitar melhor o tempo fora: http://migre.me/11xcu

Deixe uma Resposta

