Semana de orientação para o High School 2010

By: Unimundo Intercâmbios

Jul 15 2010

Tags: , , , ,

Categoria: Uncategorized

Deixe um comentário

Aperture:f/2.8
Focal Length:5.4mm
Shutter:1/59 sec

Agosto está chegando e nossos intercambistas já contam os dias para embarcar. O destino? Uma experiência de vida inesquecível!!  São 32 estudantes que vão passar os próximos dois semestres estudando nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha, etc. Enquanto fazem o Ensino Médio lá fora, moram em casas de família e tem contato de perto como o modo de vida local. 

Palestra de orientação para o High School 2010/2011

Esta semana, os intercambistas participam de palestras de orientação aqui na UniMundo. A idéia é tirar todas as dúvidas sobre o período que vão passar longe de casa e assim, garantir um aproveitamento maior do curso.

Galera prestando atenção às orientações do Gabriel

Nós também preparamos algumas dicas prá você que vai fazer um curso fora, seja de idiomas, profissionalizante ou o próprio High School. Afinal, estudar em outro país é também um investimento pessoal e profissional que vai trazer um resultado muito maior, se você tomar certos cuidados! Dá só uma olhada:

 1. Prefira ficar em casa de família. Se o seu objetivo lá fora é aprender um novo idioma e conhecer os costumes locais, nada melhor do que ficar na casa de uma família. Para que conhecer um país como turista se você pode viver na casa de um nativo? Você vai estranhar a comida, vai achar diferente a maneira como as coisas são feitas na casa, mas certamente vai ter uma experiência única. Além disso, será muito mais fácil aprender o idioma local, já que vai praticá-lo 24 horas por dia.

 2. Fuja dos brasileiros. Calma, não é para renegar os compatriotas, mas,  geralmente, em escolas de idiomas mundo afora sempre há um grupo de brasileiros. Fazer amizade pode ser uma oportunidade de conhecer pessoas legais, mas as chances de vocês acabarem conversando em português e falando sobre o Brasil o tempo todo são enormes! Troquem contatos e deixem para se conhecer melhor quando voltarem prá casa. Lembre-se que você está longe do seu país para conhecer outras culturas e para aprender um idioma novo. Você não quer terminar a viagem tendo melhorado apenas seu vocabulário de gírias em português, certo?

 3. Fale pelos cotovelos!!! Você passou horas dentro de um avião, muitas vezes atravessou o oceano e investiu suas economias no sonho de aprender um novo idioma…. De nada adianta chegar no país de origem e ficar com vergonha de falar! Sabemos que não é fácil, que as palavras muitas vezes nos escapam, mas é errando que aprendemos. Aproveite que você é recém-chegado e fale pelos cotovelos! Todo mundo lá sabe que você é estrangeiro e quer aprender um novo idioma. Não tenha medo de errar e nem de pedir ajuda!

 4. Esconda o dicionário. Não… não é pra deixar de carregar o dicionário com você, mas esconda-o no fundo da mochila e use-o o menos possível. Quando não souber uma palavra, tente explicá-la no idioma local. Como se fosse um daqueles jogos de adivinhação onde você descreve a palavra, mas não pode citá-la. Isto vai fazer com que seu vocabulário e sua fluência no idioma melhorem.

 5. Deixe o Brasil de lado. É claro que a saudade vai bater e você vai ficar louco para conversar com seus parentes. Não é para esquecer sua família! Mas combine com eles de se falarem pelo telefone apenas uma vez por semana. Lembre-se que você está tentando se acostumar a uma cultura diferente e tem o objetivo de ficar fluente em um novo idioma. Falar com o Brasil com muita freqüência prejudica sua adaptação e faz com que a assimilação do novo idioma seja mais lenta.

 Por fim, aproveite bem sua viagem, volte falando um novo idioma e cheio de histórias prá contar.

Você não vai se arrepender!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: